Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sensei Gichin Funakoshi

Sensei Gichin Funakoshi
Mestre de Karate. Pioneiro do Karate no Japão e fundador da Escola Shotokan. Nasce em Shuri (ilha de Okinawa) em 1869.
Inicialmente pratica Shuri-Te com o Mestre Anko Azato e torna-se também aluno do Mestre Anko Itosu.
Em 1888 é professor primário. É um homem cortês e distinto. Fala e escreve correctamente chinês e japonês.
Em 1914 e 1915, deu juntamente com outros Mestres demonstrações públicas em Shuri e Naha.

Sensei Gichin Funakoshi
Em 1917 deixa pela primeira vez Okinawa para efectuar a primeira demonstração de Karate em Kyoto, numa organização da Butoku-Kai.
Em 1922 efectua a segunda demonstração, desta vez em Tokyo, integrada num Festival Nacional de Educação Física.
Pouco tempo depois e a convite do Mestre Jigoro Kano (fundador do Judo), dá uma demonstração no Kodokan (na altura o templo mundial do Judo).
Encorajado pelo Mestre Jigoro Kano, Mestre Funakoshi decide ficar em Tokyo.
Nesse ano publica o seu primeiro livro - Ryu-Kyu-Kenpo: To-Te. Em 1924 começa a ensinar na Universidade de Keio e em 1936 abre o seu Dojo, o Shotokan, que será destruído em 1945, durante os bombardeamentos à cidade de Tokyo, sendo recontruído alguns anos mais tarde.
Ao Mestre Funakoshi fica a dever-se o novo sentido da palavra Karate, cujos caracteres, estando ligados à cultura chinesa, significavam "mão chinesa"; ele altera-os para "mãos vazias" acrescentando-lhes também o sufixo "Do". Desta forma vai incluir o Karate-Do no conjunto e no espírito das Artes Marciais Japonesas. Altera também para japonês os nomes chineses das katas. 
Sensei Funakoshi praticando com o Makiwara



Em 1936 funda a Shoto-Kai (Associação de Shoto). Shoto era, na sua juventude, o pseudónimo com que assinava alguns poemas.
A Shoto-Kai é dirigida pelo seu filho Yoshitaka Funakoshi, Genshin Hironishi, Isao Obata, Takagi Masamoto e Shigeru Egami.
Nessa altura o Mestre Gichin Funakoshi contava já 67 anos e perante o número crescente de praticantes, os cursos no Shotokan Dojo eram dirigidos também pelo seu filho Yoshitaka, e outros alunos seniores como Egami, Ohtsuka, Hayashi e Hironishi, mas sob supervisão do Mestre Funakoshi.
Em 1949 é criada a Nihon Karate Kyokai e o Mestre Gichin Funakoshi é o seu Presidente de Honra e Isao Obata o Presidente Executivo.


                               


Ainda com o Mestre vivo, começam a surgir as primeiras divergências entre a Kyokai (JKA) e o grupo Shotokai, que no entanto se mantinham "camufladas" por respeito ao Mestre.
O seu filho Yoshitaka Funakoshi (1906-1945) dá um grande impulso ao Karate do pai: modifica profundamente o Shotokan, abrindo mais as posições, cria formas particulares de algumas técnicas de pernas e o seu Shuto-Uke directo e a sua posição de Fudo-Dachi são adoptados por muitos dos alunos mais antigos.
O Mestre Shigeru Egami foi dos que mais beneficiou do treino e contacto com Yoshitaka Funakoshi.
O Mestre Gichin Funakoshi faleceu em Tokyo em 1957, com 89 anos de idade.

Fonte:http://www.apk-do.pt/sensei_funakoshi.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário